A Importância da Avaliação do Clima Organizacional

A Importância da Avaliação do Clima Organizacional
Por definição, entende-se Clima Organizacional como um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes numa organização. Este conceito está intimamente relacionado com as expectativas dos colaboradores e se estas estão ou não a ser correspondidas por parte da organização, referindo-se assim diretamente com a qualidade do ambiente de trabalho e, daí, a enorme importância da sua avaliação.
Pelas razões acima mencionadas, o clima organizacional mede a satisfação no trabalho e por consequência qual o grau de motivação existente entre os colaboradores. Na existência de um bom clima de trabalho, predominam atitudes positivas como a alegria, entusiasmo, dedicação ao trabalho, satisfação e motivação. Pelo contrário, na presença de um clima organizacional insatisfatório, sobressaem sentimentos de rivalidade, discordâncias, resistência às ordens e desmotivação. No caso destas últimas, torna-se ainda mais crítica a avaliação do ambiente de trabalho por forma a ser possível a implementação de medidas corretivas, se necessário.
A análise do Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, permitindo a análise interna da organização e o acompanhamento do estado de satisfação e grau de compromisso dos colaboradores com o seu trabalho. Este processo é um excelente instrumento de feedback e de intervenção organizacional, permitindo conhecer as áreas onde poderão ser necessárias mudanças.
O clima organizacional afeta positiva ou negativamente o comportamento das pessoas, e tem um papel preponderante na capacidade da organização em atrair e reter talentos, sendo um indicador da satisfação dos membros da organização em relação à cultura organizacional, às políticas de Recursos Humanos e ao processo de comunicação. No decorrer de uma avaliação do Clima Organizacional é essencial a análise de fatores como a perceção da empresa como um bom local para trabalhar, a identificação dos aspetos que causam motivação e pelo contrário também aquilo que os desmotiva, o que pensam relativamente às práticas de Gestão de Recursos Humanos e em relação à delegação de tarefas e responsabilidades. Verificar se existe um real sentimento de trabalhar por um objetivo comum assume-me como essencial, assim como se os colaboradores conhecem a missão, valores e objetivos da sua organização e também perceber como funcionam as relações formais e informais dentro da empresa.
As empresas enfrentam cada vez mais exigências no que se refere à qualidade, custo, agilidade, flexibilidade e produtividade, o que é essencial para manter a sua competitividade. O capital humano ocupa atualmente uma posição de extrema importância nas organizações, deste modo torna-se crucial o estudo do impacto que diversos fatores organizacionais têm no nível de satisfação dos colaboradores para que haja a maximização da energia positiva e motivacional e para que seja possível aproveitar o potencial criativo e produtivo de cada elemento da organização.
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