Webinar – Reporte e Finanças Sustentáveis

 In Eventos, Responsabilidade Social
webinar-bscd

Webinar: Relato não financeiro e as finanças verdes. O que tenho de fazer na minha empresa?

A sustentabilidade, cada vez mais, incorpora as estratégias empresarias. Desde a responsabilidade ambiental até a criação de valor financeiro, sendo ainda responsável pela construção de uma reputação positiva. Paralelo ao compromisso ético, a sustentabilidade é também uma estratégia para o sucesso empresarial a longo prazo, pois permite que as empresas prosperem economicamente enquanto desempenham um papel positivo na sociedade e no planeta.

A Comunidade Europeia tem desenvolvido legislação e normativos que impulsionarão estes conceitos, criando indicadores e reportes objetivos que farão parte de qualquer relatório de gestão no futuro.

É neste contexto que o Grupo Nucase, em parceira com o BCSD Portugal, convida a assistir a dois webinares gratuitos sobre este tema, que acreditamos poder fazer diferença no seu negócio. Vamos falar das oportunidades, vantagens competitivas e ferramentas que ajudarão a enfrentar desafios ambientais, sociais, económicos e de governance.

1ª Sessão | 20 de setembro, 10:00h – 12:00h
Reporte e Jornada 2030
O propósito de uma empresa na sociedade está a mudar. As expetativas e obrigações legais sobre o conteúdo dos relatórios estão a aumentar, com uma pressão cada vez maior para divulgação das estratégias, metas e desempenho nas áreas da sustentabilidade.

Nesta sessão serão abordados, de forma introdutória, os modelos e recursos para divulgação e reporte de critérios ESG, mas também algumas ferramentas que tornam mais facilitado o processo de análise e relato.

2ª Sessão | 7 de novembro, 10:00h – 12:00h
Finanças sustentáveis e DEI

No contexto político da União Europeia, as finanças sustentáveis são entendidas como as finanças destinadas a apoiar o crescimento económico, reduzindo simultaneamente as pressões sobre o ambiente e tendo em conta os aspetos sociais e de governação. As finanças sustentáveis também abrangem a transparência quando se trata de riscos relacionados com aspetos ESG que possam ter impacto no sistema financeiro, e a mitigação de tais riscos através de uma governação adequada dos intervenientes financeiros e empresariais.

Por outro lado, as empresas mais diversas e inclusivas têm um melhor desempenho financeiro, são mais suscetíveis a inovar radicalmente e a tomar decisões mais ousadas. Ao contrário de outros desafios que as empresas enfrentam, a diversidade, equidade e inclusão (DEI) não é um problema de inovação, mas sim um problema cultural e de concretização.

Nesta sessão, serão abordadas as oportunidades de financiamento sustentável, bem como a importância da dimensão humana e dos temas sociais na jornada para a sustentabilidade das organizações.

Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Sem leitura? Mude o texto. captcha txt

Insira a palavra-chave e pressione Enter para pesquisar