Trabalhar com pessoas e para pessoas

 In Notícias

Revista Human

António Nunes, presidente do Conselho de Administração da Nucase, e Sónia Nunes, administradora e diretora de recursos humanos, relevam à Revista Human o facto de há muito a empresa procurar escutar os seus recursos humanos, dinamizando e motivando o diálogo e as sugestões de todos para a crescente e constante melhoria.

Texto: Francisca Rodrigues
Fotos: Nucase

Há quatro anos consecutivos que a Nucase participa na iniciativa «100 Melhores Empresas para Trabalhar», sendo que desde 2001 realiza internamente um estudo com objetivos similares, além de ter participado em vários estudos académicos. Focada na prestação de serviços contabilísticos e financeiros, de gestão e de assessoria fiscal, assim como na gestão e no processamento de salários, a micro e a pequenas e médias empresas (PME), a Nucase atua num mercado constituído em mais de 95% por PME. É uma das cinco maiores empresas a nível nacional na sua área.

Numa conversa com António Nunes, presidente do Conselho de Administração, e com Sónia Nunes, administradora e diretora de recursos humanos, percebe-se que os maiores desafios na gestão das pessoas têm a ver com a formação técnica, a formação comportamental e o espírito de missão para ajudar o tecido empresarial a entender a complexidade das obrigações legais e, mais ainda, a cumpri-las.

No que diz respeito ao posicionamento da empresa em termos de ‘employer brand’, ou seja, marca de empregador, a Nucase preocupa-se em respeitar e valorizar as pessoas com quem trabalha, tal como acontece com aquelas para quem trabalha. As opções estratégicas no que diz respeito à gestão das pessoas são tomadas tendo em conta os valores com que iniciou a sua atividade, há quase quatro décadas.

Desde muito cedo que a Administração procurou escutar os seus recursos humanos, dinamizando e motivando o diálogo e as sugestões de todos para a crescente e constante melhoria do dia-a-dia da empresa. Isto vem acontecendo quer por via de reuniões planeadas anualmente para o efeito, quer por via de sessões de envolvimento com as equipas, de sessões com os colaboradores para definição do plano estratégico e de grupos de melhoria, assim como reuniões individuais sobre o desempenho para ‘feedback’ e identificação de melhorias – e também para auscultar cada colaborador sobre as suas sugestões e preocupações, inclusive através do portal do colaborador interno.

De uma forma transversal as pessoas são o foco dentro da organização. A Nucase trabalha com pessoas e para pessoas e o principal destaque vai para o forte sentido de grupo, algo que se traduz no ambiente de trabalho, na confiança, na valorização e no respeito pelas pessoas, consideradas o recurso mais importante. Aliás, os dois responsáveis mencionados entendem que isto está na base da distinção que constitui a presença pelo quarto ano consecutivo no ‘ranking’ nacional «100 Melhores Empresas para Trabalhar».

Outros aspetos revelados pelos dois responsáveis dizem respeito ao empenho constante na procura e na implementação de boas práticas corporativas, sendo exemplos os prémios de desempenho em remuneração por faturação e os prémios de angariação de clientes ou ‘cross-selling’. Os mesmos responsáveis, António Nunes e Sónia Nunes, entendem que o que motiva as pessoas na Nucase são as condições de trabalho, a formação e o respeito e a valorização pessoal, incluindo o seu envolvimento na vida e nos resultados da empresa.

Finalmente, estes responsáveis salientam que a Nucase sempre teve a preocupação de motivar as pessoas para usarem de simpatia nas relações com os clientes, tentando encontrar as melhores soluções no sentido de ajudá-los no cumprimentos das suas obrigações legais e na tomada de decisão sobre os seus negócios.

Para aceder ao artigo original, clique aqui.

Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Sem leitura? Mude o texto. captcha txt

Insira a palavra-chave e pressione Enter para pesquisar