Digitalizar a consultoria, uma nova era

Digitalizar a consultoria, uma nova era
Tiago Nunes, ‘operation manager’ do Grupo Nucase, que é especializado no apoio empresarial nas áreas da contabilidade, fiscalidade, gestão de recursos humanos e consultoria de gestão, constata que «passado mais de um ano sobre o início da pandemia, podemos com toda a certeza afirmar que a inovação digital veio para ficar» e que «todos os negócios sentiram
necessidade de se reinventar, adaptar, analisar e melhorar a sua eficiência e processos para resistirem à crise – houve um salto tecnológico de muitos anos para que o mundo não parasse».
O especialista assinala ainda: «Certo é que em empresas de venda de produtos físicos, as lojas ‘on-line’ ganharam um novo significado e foi o sucesso de muitos negócios. No entanto, para empresas de prestação de serviços a transformação teve que ir mais além. O teletrabalho, a comunicação com o cliente e a troca de documentos puseram o digital num patamar que até agora ainda estava distante. E a verdade é que a transformação digital representa uma oportunidade para as empresas se tornarem mais competitivas no mercado e mais inteligentes na forma como se relacionam com os clientes.»
A digitalização de documentos, segundo Tiago Nunes, «foi talvez uma das maiores transformações: os documentos contabilísticos e fiscais que se arquivam em pastas foram facilmente transformados em arquivo digital, isto quando o que era comum era imprimir e arquivar em ‘dossiers’, o que deu lugar a plataformas digitais de troca de documentos, reduzindo assim os custos e a pegada ecológica – além disso, assistimos a uma maior segurança de informação e modernização do serviço ao cliente, mais eficiente e sem necessidade de deslocações».
Tiago Nunes refere ainda que «as novas tecnologias como ‘cloud’ e ‘big data’ vieram ajudar a que se torne este processo mais simples». Ou seja: «Ter a informação digitalizada torna mais fácil a preservação,o acesso e a partilha. Implementar uma gestão moderna trará um aumento de produtividade a curto, médio e longo prazos. A tecnologia automatiza e minimiza a necessidade de tarefas burocráticas. É daqui que surgirão novos instrumentos digitais que permitiram o lançamento de novas ferramentas e de novos serviços.»
Na sua opinião, «os empreendedores de amanhã são os de uma geração digital, pessoas de tecnologia que não querem manusear papel nem perder tempo em deslocações, que querem a praticidade e a simplicidade». E «é nisso que as empresas devem apostar: em modernizar, digitalizar e simplificar os processos com os clientes».
Tiago Nunes,
Administrador e Diretora da Gestão de Operações
[pode ler o artigo original, aqui]

