Tecnologia na contabilidade: Por que é tão importante?

Tecnologia na contabilidade: Por que é tão importante?
A tecnologia deixou de ser complementar à contabilidade para se tornar indispensável. A ligação entre estas duas áreas possibilita a integração de softwares e ferramentas cada vez mais inteligentes para tornar os processos mais automáticos e seguros.
Nos dias de hoje, é difícil imaginar um profissional de contabilidade com pilhas e pilhas de papéis em cima da secretária. Sobretudo neste cenário de pandemia que veio mudar (ainda mais e muito rapidamente) todos os processos de trabalho.
O acesso fácil a informação detalhada e, consequentemente, aos relatórios que daí advêm, fez com que a contabilidade se tornasse ainda mais importante dentro das organizações. Atualmente, a contabilidade é vista como uma ferramenta essencial não só para a saúde financeira das empresas, mas também para a tomada de decisão dos empresários sobre o rumo dos seus negócios de forma atempada e estratégica.
Mas, e para o profissional? Quais os benefícios para os contabilistas, consultores e empresas de contabilidade?
Melhora os processos operacionais
Quando pensamos em tecnologia na contabilidade, pensamos na automação de tarefas e procedimentos. Mas esta otimização de processos não só beneficia o profissional, como beneficia igualmente os gabinetes e empresas nesta área de serviços. A otimização de processos vai traduzir-se numa melhor gestão da empresa, contribuindo para que os resultados do negócio sejam atingidos.
Quando os processos da empresa de contabilidade estão otimizados, os profissionais trabalham de uma forma mais organizada, produtiva e estratégica, possibilitando-lhes um maior foco na análise da informação dos seus clientes de forma mais eficaz e eficiente. Consequentemente, os clientes ficam mais satisfeitos e propensos à fidelização.
Captação de clientes com novos perfis
A tecnologia evolui. A contabilidade evolui. E as empresas que vão nascendo também. Os novos gestores e empreendedores fazem parte das gerações que já nasceram com o digital. São novos perfis de clientes, que não tem medo de inovar e que precisam da praticidade que só a tecnologia lhes pode oferecer.
Por isso, quando uma empresa com este tipo de oferta de serviços tem como aliada a tecnologia, alcança com mais facilidade esse grupo de pessoas que prefere processos novos, modernos, práticos, ágeis e acima de tudo digitais.
Acompanhamento das mudanças na legislação
Basta olhar para os próprios processos do nosso sistema tributário e na sua evolução. Se pensarmos num simples exemplo como é a entrega da declaração do IRS o que verificamos? Tradicionalmente, ia-se às finanças preencher a declaração. Atualmente temos toda a informação à distância de um clique e, na grande maioria dos casos, apenas temos que validar a informação num portal. Também as faturas passaram a ser eletrónicas, tendo assistido recentemente à implementação do qr code.
Quem tiver a tecnologia como aliada nos seus processos garante mais facilmente que tudo está feito de acordo com a legislação sem prejudicar nenhum projeto ou cliente.
Plataformas de gestão e interação com clientes
A relação entre o contabilista e o cliente é de extrema importância. E a maior vantagem da tecnologia hoje em dia é poder fazer essa aproximação. Existem cada vez mais softwares que permitem a partilha de dados (emissão de guias de pagamento, reports, faturas totalmente digitais, etc) que uniformizam os processos e possibilitam uma maior interação com os clientes.
Vamos apostar na tecnologia?
Tiago Nunes, Operations Manager do Grupo Nucase
[Pode consultar aqui o artigo original]