Aposta na inovação e nas competências dos RH

A NUCASE comemora em 2018 o quadragésimo aniversário, perfilando-se em entrevista à Revista Human, como uma das maiores empresas em Portugal no seu sector. «Tem maturidade,experiência, conhecimento, é uma escola», faz notar Sónia Nunes, administradora e responsável de recursos humanos.
Texto: Francisca Rodrigues
Fotos: Fernando Piçarra
«O mercado onde a NUCASE está inserida tem tido uma evolução enorme, a par com a inovação tecnológica, assim como alterações legislativas constantes, que nos forçam a uma adaptação permanente dos processos de trabalho, das ferramentas e da formação dos colaboradores.» A afirmação é de Sónia Nunes, administradora (e também responsável de recursos humanos) da empresa prestadora de serviços de contabilidade, fiscalidade, recursos humanos, tesouraria, consultoria de gestão e sistemas de informação. Empresa que além da sede em Carcavelos tem filiais em Cascais, Estoril, Parede, Sintra, Lisboa e Luanda.
Ao nível dos recursos humanos, a NUCASE tem como objetivos «aumentar as competências individuais, por via da formação, a nível comportamental e técnico, e também reforçar medidas de equilíbrio da vida pessoal e da vida profissional, além de desenvolver novas formas de premiar as pessoas pelo seu desempenho», partilha Sónia Nunes, para logo acrescentar: «A NUCASE atua em diferentes áreas, no entanto há uma premis sasempre presente em todos os projetos em que nos envolvemos – garantir as melhores respostas aos desafios que diariamente os nossos clientes nos colocam, com uma aposta contínua na inovação e nas competências dos nossos recursos humanos.»
A estratégia de recursos humanos «tem em linha de conta a estratégia global na procura de produtividade e rentabilidade das equipas, e por sua vez da empresa, por forma a que o negócio seja sustentável», refere ainda a responsável. «E fazemos estudos internos periódicos de clima e satisfação dos colaboradores nas diferentes vertentes e temos indicadores de produtividade das equipas. Analisamos os resultados periodicamente e procuramos junto das pessoas fazer melhor. Há uma preocupação sistemática de envolvimento de todos no processo», explica.
Empresa com história, a NUCASE comemora em 2018 o quadragésimo aniversário, perfilando-se como uma das maiores em Portugal no seu sector. «Tem maturidade, experiência, conhecimento, é uma escola», faz notar Sónia Nunes, destacando «o dinamismo e o investimento sistemático na procura de novas soluções e de respostas mais eficazes para os clientes». Em termos das pessoas que procura, a responsável diz que se trata das «pessoas certas para os lugares certos». Ou seja, «para além de obviamente se exigir as competências técnicas para as funções, a NUCASE procura pessoas com habilidades e atitudes ou potencial para uma determinada função». Para isso, «desenvolve um trabalho de seleção personalizado a cada necessidade e um acompanhamento e uma formação contínua após a entrada na empresa».
Sónia Nunes considera ser «importante ter um equilíbrio em todas as equipas de gerações diferentes, entre outras caraterísticas». Ou seja: «No recrutamento de novos colaboradores ou em recrutamento interno, transferência entre equipas, são tidas em conta todas as caraterísticas, não só dos clientes e da atividade dos mesmos, mas também dos perfis dos colaboradores. O equilíbrio geracional é necessário nas equipas, para que haja um ambiente interno e sinergias positivas entre os membros, de forma a prestarmos o serviço com a qualidade esperada pelos clientes. Os colaboradores com mais idade e/ ou com mais anos na NUCASE têm a experiência e o saber, e as gerações mais novas têm energia, dinamismo e maior facilidade de adaptação à inovação e às tecnologias. Uns complementam-se com os outros de forma positiva», conclui.
Para aceder ao artigo original, clique aqui.

