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Teletrabalho: Como ser produtivo?

No contexto atual, grande parte das empresas portuguesas depararam-se com a necessidade imediata de abraçar novas formas de trabalho, nomeadamente Teletrabalho.

Apesar de já ser prática em algumas empresas a possibilidade de recorrer a Teletrabalho, a verdade é que esta realidade de trabalhar a partir de casa não era prática em muitas outras.

Constituindo uma tendência de modernização dos métodos de trabalho, que acarreta muitos benefícios, envolve em simultâneo vários desafios, partindo do primeiro que é o facto de as empresas e trabalhadores não estarem habituados a esta rotina.

Estamos certos de que a modernização dos métodos de trabalho é um caminho obrigatório para a sustentabilidade futura das empresas. Ora o início deste caminho, bateu à porta das empresas portuguesas da noite para o dia, obrigando-as rapidamente à adaptação a uma nova realidade de trabalho e à adoção de novos métodos e procedimentos.

Pois bem, vivemos uma realidade inesperada e que obriga aos trabalhadores reunir no mesmo lugar, o seu lar, a sua família, o seu posto de trabalho, o seu lazer, as suas tarefas domésticas e as suas responsabilidades profissionais. Não existiu de facto tempo para a mentalização desta realidade.

Partilhamos algumas dicas para ser produtivo em regime de Teletrabalho, que consideramos que podem fazer a diferença:

1º – Defina um espaço da casa dedicado ao trabalho. Uma espécie de escritório, assim sempre que estiver nesse local o seu mindset vai estar focado nas responsabilidades profissionais.

2º – Evite distrações em casa. Desligue a televisão e ponha o telemóvel em modo silêncio. Se tiver filhos, defina turnos com o seu parceiro.

3º – Estabeleça horas de trabalho e horas de lazer. Defina um horário de trabalho bem definido, incluindo as pausas táticas, nos momentos do dia em que já sabe que está menos concentrado. Durante o horário de trabalho definido mantenha o foco e a concentração.

4º – Defina os objetivos e atividades a concluir, no início de cada dia.

5º – Esqueça o pijama e trajes desleixados. Arranje-se como se fosse trabalhar ou quase!

6º – Mantenha uma rotina matinal. Acorde com a antecedência suficiente para poder arranjar-se, tomar um saudável pequeno-almoço e beber o café que tanto precisa.

7º – Planeie a sua alimentação. Não deixe o almoço para fazer no próprio dia, faça no dia anterior conforme faria para a sua marmita.

8º – Mantenha o contacto com a sua equipa e restantes colegas.

Não se esqueça, que no meio da tempestade haverá sempre lições positivas e oportunidades de melhoria.

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